quinta-feira, 22 de julho de 2010

3ºANO - AS "ARMAS" DO IMPERIALISMO DO SÉCULO XIX

  • Rifle;
  • Barco a vapor;
  • Locomotiva;
  • Metralhadora;
  • telégrafo.
Com essas inovações tecnológicas no final do Século XIX as áreas da Ásia e África foram rudemente colonizadas pelos países imperialistas europeus: Inglaterra, França, Alemanha, Itália. Segundo um oficial britânico disse sobre a conquista da Birmânia (atual Mianmar): "[...] se os birmaneses estivessem tão bem providos com toda espécie de armas iguais às nossas, o país não teria sido subjugado tão depressa como foi. O seu sistema de defesa era bom, sua bravura indiscutível, mas eles não tinham armas suficientes."

MESGRAVIS, Laima. A colonização da África e da àsia: a expansão do imperialismo europeu no século XIX. São Paulo: 1994. p.19

3 comentários:

  1. As inovações tecnológicas são com certeza o que hoje e também no passado faziam um país forte ou fraco. Não adiantariam toda a coragem e bravura do mundo contra um armamento bélico de alto nível tecnológico, pois esses infelizmente são os mandantes da guerra.

    ResponderExcluir
  2. O poder bélico dos paises conta muito na hora de uma guerra. Quem tem maior numero de armas e melhor qualidade sempre vai vencer.

    Débora/Miscilene

    ResponderExcluir
  3. Os países imperialistas europeus só dominaram e tiveram poder sobre africa e asia por causa das inovações tecnológicas principalmente as armas.Os paises colonizados não tinham como agir, pois se agissem levariam a pior seriam bombardeados e explorados ainda mais.


    OZEIAS LUCIANO/3V1

    ResponderExcluir